Só Deus?!




O presidente do Chile, Sebastián Piñera, em visita ao Supremo Tribunal Federal (STF), representado nesse encontro por Cármen Lúcia, Edson Fachim e Dias Toffoli, demonstrou conhecer a posição dos ministros em sessões da Corte, transmitidas por televisão não só no Brasil, mas também no exterior. Por isso, certamente, fez a pergunta que está na mente de todos os brasileiros que acompanham as frequentes decisões “estranhas” dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Marco Aurélio: “Quando falha a Suprema Corte, a quem recorrer?” Surpreso com a resposta de que não há como recorrer, observou: ”Então cabe a Deus?” – como se fosse a instância última em nosso país para conter os abusos de alguns togados. Imediatamente me lembrei de Clarice Lispector em sua crônica As crianças Chatas, retratando a fome e a miséria reinantes no Brasil diante de um povo que cochila “no ninho da resignação”, a qual assim finaliza: “Ah, como devoro com fome e prazer a revolta”.

O texto acima foi publicado no “Fórum dos Leitores” do Jornal O Estado de S. Paulo, na data de hoje (30/04/18), sobre o encontro do Presidente Piñera, do Chile, com a Presidente do STF, Cármen Lúcia, e dois outros ministros também do Supremo. Nesse encontro de apenas 20 minutos o assunto focou a postura parcial, e por isso claramente tendenciosa, da tríade de ministros (mais um) na defesa do indefensável, e a ausência de reação por parte da Justiça e da resignada população brasileira.

Abaixo, a crônica de Clarice Lispector, publicada em 19/08/1967, no Jornal do Brasil, e que abre o livro de crônicas da autora: A descoberta do mundo, pela Nova Fronteira, em1984.

“As crianças chatas”

Não posso. Não posso pensar na cena que visualizei e que é real. O filho está de noite com dor de fome e diz para a mãe: estou com fome, mamãe. Ela responde com doçura: dorme. Ele diz: mas estou com fome. Ela insiste: durma. Ele diz: não posso, estou com fome. Ela repete exasperada: durma. Ele insiste. Ela grita com dor: durma, seu chato! Os dois ficam em silêncio no escuro, imóveis. Será que ele está dormindo? _ pensa ela toda acordada. E ele está amedrontado demais para se queixar. Na noite negra os dois estão despertos. Até que, de dor e cansaço, ambos cochilam, no ninho da resignação. Ah, como devoro com fome e prazer a revolta.


6 comentários:

  1. Acutilante Sebastián Piñera, Clarice Lispector e Neiva Pitta Kadota. Sem palavras para uma noite negra que se aproxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que a "noite negra" fosse apenas uma nuvem passageira, mas tenho dúvidas quanto à sua duração. Por isso, o temor de uma Justiça mambembe.

      Excluir
  2. Espero que o nosso povo esteja acordando dessa noite escura e não mais se resignando com a fome e sim, colocando a atitude no lugar da mera revolta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atitudes certas, em momentos precisos, sempre conduzem a caminhos melhores.

      Excluir
  3. É que o olhar de Clarice alcançava distâncias maiores.
    Obrigada, Jairo, por estar aqui.Bjs

    ResponderExcluir