O esperneio do perdedor


 
Choro, gritaria, encenação, ofensas e tentativa de bravatas, foi o que se viu no espetáculo grotesco de Lula e seus apoiadores, às vésperas de sua prisão. Perdedor agora, diante da Justiça, mas cercado de advogados e de uma barreira humana, agia como fera enjaulada, num misto de pavor e ódio. Achou, então, que deveria gritar mais, ofender mais, ameaçar mais.

O que vimos foi a vergonha nacional ali exposta para o mundo, sem nenhum vexame dos participantes e até com orgulho, confirmando a visão que os de fora têm de nós, segundo Eliane Cantânhede: “um povo vira-latas que aceita migalhas em fim de churrasco”. Sim, foi essa a imagem projetada por um ex-presidente da República que nos roubou de forma avassaladora e serviu de escudo para que todos fizessem o mesmo, provocando com isso um tsunami na Economia, nas Estatais, no emprego e consequentemente na dignidade do seu povo. E ali, amontoados, esperando um afago do líder- as migalhas-, os petistas clamavam por “Lula livre”. Diria Guimarães Rosa diante de tanta estupidez: “Pobres ignorantes! Quem menos sabe do sapato é a sola”. A sola nada vê. Exatamente como os petistas.

A prisão de um homem sem qualidades, um mau-caráter como Lula, só poderia oferecer às pessoas de bem deste país uma sensação positiva de justiça, pois desde a época da ditadura militar que Lula da Silva, para se dar bem, traía e delatava os companheiros do ABC, ciente de que seriam presos e torturados, entregando seus nomes como líderes das greves (que ele mesmo provocara), obtendo com essas delações as regalias do delegado Romeu Tuma, entre elas, a de dormir no sofá de couro de seu escritório e não nas celas como os demais. Basta ler O assassinato de reputações, de Romeu Tuma Júnior, para conhecer melhor o “sofrimento” de Lula na cadeia nesse período e um pouco mais de suas atitudes criminosas. Obra de um silêncio sepulcral por parte de Lula e do PT. Por que será?

“Esse é o Cara”, disse Obama que sabia mais de Lula que a maioria dos brasileiros. Mas não completou a frase. Deixou-a a critério de cada um para a completar.

Pela minha ótica, uma das maiores qualidades de um ser humano é a moral. Não é a única, mas é a que mais contribui para a apreciação das demais. Sem ela, tudo desmorona no ser humano. E mesmo sem ter noção do que seja isso, mas com toda a sua arrogância, Lula confessou “não sou um ser humano, eu sou uma ideia”.

Uma ideia nefasta, digo eu, que precisa ser afastada do convívio dos demais para não contaminá-los. Por isso, sou muito grata ao Juiz Sérgio Moro e a toda a equipe da Lava-Jato, à Polícia Federal, à Ministra Cármen Lúcia e a todos os Ministros que, com seu voto responsável, acabaram com a arrogância e a malandragem desmedidas de um ex-presidente que nunca deveria ter sido.

10 comentários:

  1. Nossa, não necessito dizer mais nada diante deste texto. Parabéns 🎈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla, por apoiar meu ponto de vista. Só espero que tenhamos um futuro mais promissor. As pessoas de bem merecem, como você que busca "um lugar ao sol". Sucesso!

      Excluir
  2. Cenas da vida real contadas em prosa e em/no verso do outro lado da moeda. Como dizes, moral é um dos pilares fundamentais para um ser humano conviver em grupo. Lembras bem a experiência de Romeu Tuma e do Obama. Recordar não é viver no passado, é conhecer os caminhos já trilhados, decidir não é por aí e fazer diferente para melhor. Podes continuar a avivar nosso conhecimento e experiências. Como professora sabes bem que nunca é demais bater na mesma tecla, em especial para apreender os fatos e flagrantes da vida real. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários são memoráveis, Graça, e me incentivam a dar continuidade ao que sempre busquei, tanto na vida profissional quanto familiar: uma travessia dentro das normas estabelecidas para que o resultado fosse uma sociedade mais digna e mais livre para todos. Obrigada e o meu abraço.

      Excluir
  3. "Esse é o Cara", quanto conteúdo numa frase sucinta capaz de incentivar quem conhece o "Cara", porque viveu sob seu jugo, a desenvolvê-la, não melhor do que você, Neiva! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Anna, por seu comentário, mas a arrogância de Lula, a superioridade com que busca se revestir diante dos demais e, acima de tudo, o mau exemplo que continua dando à sociedade, em especial aos jovens, é de revoltar as pessoas que foram educadas dentro de outros princípios, independente da classe social.

    ResponderExcluir
  5. A grande maioria do povo desconhece seu ídolo (bandido). Adorei o texto, tia. Sempre impecável. Beijos

    ResponderExcluir
  6. E difícil para os fanáticos enxergarem a realidade. mas nem por isso vamos deixar de expor o nosso olhar. Obrigada por seu comentário e um beijo com muito carinho.

    ResponderExcluir