"O olhar de um Nobel"

Ontem, ao rever alguns textos no jornal O Estado de S. Paulo de domingo, refleti sobre o excelente artigo do Nobel de Literatura Mario Vargas Lhosa, cujo título era "Lula atrás das grades". Decidi, então, enviar um comentário sobre ele para o "Fórum dos Leitores" do Estadão. O resultado foi positivo e  hoje (17/04/18), ao abrir o jornal, lá estava o meu texto. Que bom! eu pensei. Agora eu o compartilho com os que não o viram no jornal.

"O olhar de um Nobel"

No artigo "Lula atrás das grades"(16/04. A8) o escritor peruano Prêmio Nobel Mario Vargas Lhosa faz sucinta e precisa avaliação da prisão do ex-presidente, relacionando os decisivos fatores - as relações espúrias com a Odebrecht e a OAS - que o levaram à atual situação, após minucioso processo democrático, que lhe concedeu todo o direito de defesa, como já comprovado à exaustão. E exalta a importância da figura do juiz Sergio Moro para esse desfecho, "Existem muitas pessoas admiráveis no Brasil", diz Lhosa e cita várias personalidades. "Mas se eu tivesse que escolher um deles como um modelo exemplar para o resto do planeta", pondera, "não hesitaria um segundo  para escolher Sergio Moro, esse modesto advogado natural do Paraná que, após sua formatura, entrou na magistratura por concurso em 1996 (...). Mas lá está ele, fazendo parte de uma verdadeira - embora ninguém a tenha chamado disso - revolução silenciosa: o retorno ao império da lei." E termina enfatizando a importância do feito de Moro e sua equipe para a manutenção do regime democrático no país e para a igualdade de direitos entre  ricos e pobres. "É a única maneira pela qual uma sociedade acredita em instituições, rejeita o apocalipse e as fantasias utópicas, sustenta a democracia e vive o sentimento de que as leis existem para protegê-la e humanizá-la mais a cada dia". É crucial ler na íntegra o texto de Lhosa, que tão bem conhece os meandros obscuros da política latino-americana.

2 comentários:

  1. Com um breve texto dizes tudo, nada a acrescentar. A simplicidade do essencial carrega o peso da verdade, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a essência de meu texto está nas palavras de Vargas Lhosa que confirma a tese tão conhecida de que é preciso se distanciar de um objeto para que se possa vê-lo melhor. Longe do Brasil, ele enxerga com nitidez as mazelas de muitos que destroem nosso país e o esforço de alguns em reconstruí-lo. Obrigada pelo comentário tão gentil.

    ResponderExcluir