Fórum dos Leitores

Na minha postagem de ontem, neste blog, falei sobre os excessos verbais e de postura crítica da sociedade de hoje quanto aos preconceitos que, de repente, se tornaram até nauseantes por estarem em todos os discursos. Mas em seu último parágrafo, comentei o envio de um pequeno texto que enviara ao "Fórum dos Leitores" do jornal O Estado de S. Paulo e prometi aqui repeti-lo, caso fosse publicado. E não é que foi mesmo? Hoje, ao me sentar para o café da manhã, abri o jornal e lá estava ele. Meio manco, porque suprimiram o título, mas orgulhoso olhava para mim.
Como meus pais sempre me diziam, repetindo o clichê, "promessa é dívida", o texto segue abaixo, conforme a publicação, lembrando que em ausência ficou o título " A presidentA work alcoolic".

O Estado de S. Paulo - "Fórum dos Leitores" A2  28/11/17  

Durante todo o tempo que ocupou  o posto mais elevado da nação, Dilma Rousseff só nos prejudicou e envergonhou com atitudes errôneas e seu discurso caótico. Ela nos empobreceu econômica e linguisticamente e isso nos diminuiu lá fora, diante de povos mais evoluídos culturalmente, pois se Dilma é o retrato do povo que a elegeu, ficamos mal na fita. Não bastou, porém,  a petista ter sido afastada por um processo legítimo de impeachment, embora muito suavizado pela atitude nefasta de Ricardo Lewandowski e Renan Calheiros, para que ela voltasse a soltar a língua, com o entusiasmo que caracteriza sua verborragia ininteligível, nas entrevistas a repórteres estrangeiros. Leve e solta em Portugal, viajando à nossa custa e buscando exaltar suas qualidades políticas, afirmou ser uma "work alcoolic". O que é isso D. Dilma? Seria alguém que trabalha alcoolizado e por isso não consegue conectar lé com cré...? Faz sentido.

Neiva Pitta Kadota

2 comentários:

  1. Acho que estamos a viver um período de contrainformação. De quem, contra quem a ver vamos.
    E, essas expressões mal (ou será bem) alinhavadas em nada ajudam. Só o teu humor, com uma pontinha de ironia, ajuda a tratar esses assuntos com leveza. Por favor, os professores doutores em Linguística e Semiótica nos acudam, senão vamos ter novas palavras nos dicionários e, nem o Acordo Ortográfico, em vigor (não assinado por alguns dos ditos signatários), nos salva.

    ResponderExcluir
  2. O mundo está em contínuo movimento, às vezes para o bem,às vezes para o mal; a língua também, e não há linguística que dê total conta disso, pelo menos por enquanto. Mas o caso de nossa ex-presidente é uma exceção, ou seria uma aberração?

    ResponderExcluir