O teatro do absurdo



Nesta semana que se findou, o espaço que mais atraiu a nossa atenção foi o Supremo Tribunal Federal-STF com o espetáculo meio circense, meio farsante, encenado por Suas Excelências, os Ministros ali presentes, precedido dias antes pelo duelo verbal de quinta categoria travado entre os togados Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Quem diria?

Vários escritores já se lamentaram por viver em tempos difíceis, como Cícero, expondo nas Catilinárias, seu clamor na tribuna do senado romano “Oh Tempora! Oh mores!”. Ou seja: Ó tempos! Ó costumes! Pela decadência dos tribunos à época. Mas nada se compara ao que se vem assistindo nos últimos tempos e, em especial, nestes últimos dias no STF, quanto à postura e à linguagem dos integrantes da mais alta Corte do país. É deprimente, para dizer o mínimo, acompanharmos pela TV o desrespeito e a falta de ética entre os ministros, e a desfaçatez referente às expectativas da população quanto à seriedade de seus atos.

E para todos nós que assistimos ao indevido julgamento do Habeas Corpus de Lula, realizado a fórceps, no dia 22/04, ficou muito claro que ele nada mais foi que uma peça de mau gosto, encenada por atores de baixo nível, com propósitos vis, entre eles o objetivo perverso de postergar “ad infinitum” a possibilidade de prisão do crápula que trouxe a maior infelicidade para o país, após quase esvaziar os cofres públicos e submeter a nação à desordem e ao retrocesso, em que ainda vivemos hoje.

E o mais triste é que há os que acreditam que Lula é inocente, é um perseguido político, e que os vultosos valores pagos à legião de advogados milionários que para ele trabalham, são pagos com recursos lícitos, oriundos da sua aposentadoria como ex- Presidente da República.

Quanta miopia! Quanta ignorância!


16 comentários:

  1. Quanta miopia, quanta ignorância e quanta falta de caráter daqueles que continuam a incensar o Lula ladrão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mara, por completar meu raciocínio. Realmente, ficou em ausência lembrar a atitude inaceitável dos petistas que, embora cientes de todas as falcatruas de seu líder, continuam a defendê-lo com a alegação de que todos os políticos roubam.

      Excluir
  2. Se havia uma luz ao fundo do túnel... apagou-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, querida Elenice, é quase impossível discordar de você. Só vejo uma possibilidade: o povo sair às ruas de novo e com novas reivindicações que incluam, também, o impeachment dos Ministros que atuam sem seriedade no STF.

      Excluir
  3. Enquanto há vida há esperança...habemos luz.
    O roteiro do teatro de operações está muito bem descrito pela Neiva e comentários acima, espero que a fruta podre não contamine a boa e a ÁRVORE da VIDA cresça frondosa e se multiplique para o bem do POVO BRASILEIRO E DO MUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que os anjos digam AMÉM aos seus desejos, Graça, mas no momento e diante deste cenário macabro, está difícil acreditar em um futuro melhor.Bjs

      Excluir
    2. Acredito num futuro melhor porque ainda existem pessoas de bem e, como nós, levantando nossa voz e até gritar "sair às ruas de novo e com novas reivindicações que incluam, também,o impeachment dos MINISTROS do STF que atuam SEM SERIEDADE." #vamosasruas #impeachmentministrosstf #stfsemseriedade

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Grata pela indicação, minha amiga. Você e eu temos muitos pontos de convergência no campo da política, da literatura e da ética. Bjs

      Excluir
  4. O stf, minusculo mesmo, está perigosamente se transformando em uma instituição politica. Basta ver a desgraça que está ocorrendo na Venezuela, para recordar que o Chaves primeiramente "domou" as instituições de lá. O povo tem de estar atento para que isso não ocorra no nosso país. Concordo plenamente com o texto.
    Vanderlei Zanetti

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Vandeco, pelo apoio ao meu ponto de vista e por estar aqui em meu blog. Volte mais vezes. O meu abraço.

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, texto muito bem escrito e que expressa a dura realidade vivida pelo Brasil com tantos corruptos impunes.

    ResponderExcluir
  7. Que luxo ter aqui seu comentário, Uriã! Em especial por termos a mesma ideologia e, em muitos aspectos, a mesma visão sobre o mundo. Lembrei-me, então, de você nas salas de aula com a sua presença muito atenta, logo na 1a. carteira, e muito carinhosa, me incentivando sempre a desenvolver ali o meu trabalho. Depois do seu término, éramos apenas amigos discutindo os probleminhas do dia a dia, a política, os estudos, e os sonhos para o futuro. Que saudade! Bjs

    ResponderExcluir