A despedida de Cony


Logo pela manhã, neste sábado de sol, uma notícia se espalhou pela casa ao som da TV ligada. Carlos Heitor Cony se fora. Sua voz não mais seria ouvida pela CBN. Apenas seus textos resistirão ao tempo e à sua ausência física. Aos 91 anos de idade e de uma vida literária, jornalística e política muito produtiva, ele deixa os leitores, os amigos e a família.

Cony foi um dos meus cronistas preferidos. Transformou muitos dos fatos da vida cotidiana em prosa poética, como quando relatou, em uma curta crônica, a sofrida perda de Mila, sua cachorrinha tão amada que o acompanhara por 13 anos. Não tenho mais a crônica, mas me lembro da imagem final quando ele a leva já sem vida nos braços como um bebê, o seu bebê, para depositá-la sobre as ondas do mar, seu novo e definitivo lar. E as ondas não apenas levaram Mila, mas também uma parte de si.

E o cronista Cony retoma anos depois essa cara lembrança da relação afetiva entre o homem e o cão, entre Mila e ele, no Prefácio da obra Cão como nós do poeta português Manuel Alegre que ali registra a perda de Kurika, “um épagneul bretão de manchas castanhas” que acompanhava seu dono à praia, às caçadas e pescarias e que, mesmo após sua morte parecia ali permanecer. E diz o poeta sobre Kurika:

“Sei que andas por aí, ouço os teus passos em certas noites, quando me esqueço e fecho as portas começas a raspar devagarinho, às vezes rosnas, posso jurar que já te ouvi a uivar, cá em casa dizem que é o vento, eu sei que és tu, os cães também regressam, sei muito bem que andas por aí.”

E o Prefácio de Carlos Heitor Cony, para Cão como nós, assim se inicia:

“Ora, direis, um cão é um cão para sempre será um cão, nunca será como nós. Mas podemos dividir a humanidade entre aqueles que amam os cães e os entendem, e aqueles que não amam cães. Para entendê-los, é preciso amá-los, como no caso de Olavo Bilac no soneto dedicado às estrelas “amai para entendê-las”.

E depois de comentar a obra de Manuel Alegre, e os fortes elos que uniam o poeta a seu cão, o cronista expõe o intenso carinho que dedicou à Mila, e como ela preencheu os vazios de seu entorno e, assim, deu sentido ao seu existir.

“Tal como Manuel Alegre, também fui seduzido pelo amor que Mila me ofereceu durante 13 anos, fazendo-me um novo homem, encarando a vida de forma menos amarga. Eu não a escolhi. Ela é que me escolheu como dono, dono da chuva, do vento, do sol e da vida. Acima de tudo dono dela. No território da emoção absoluta, ela entendia minhas palavras e meu silêncio, fazia-se entender pelo olhar, pela expressão corporal, pelo suspiro que dava quando lhe fazia a vontade de carinho e atenção.”

E assim finaliza seu Prefácio:

“Com a intensidade de um poeta que manipula instantes, Manuel Alegre relembra Kurika em diversos flashes que formam o patrimônio afetivo de quem é dono de um cão e, de certa forma, se torna servo do cão. Dispensando palavras e gestos, os dois - cão e dono - se entendem principalmente naquilo que não se sabe dizer".


Este é Cony. Aquele que se refugiava no ninho das palavras para através delas, com amor ou furor, revelar tudo o que via e sentia do mundo.

10 comentários:

  1. Ai, esse Cony vai fazer falta...mas que bom que minha amiga Neiva o trouxe à baila com essa homenagem ao cãozinho fiel...Chorei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A biografia dele, hoje, está em todas as mídias.E é invejável, sim. Mas o que sempre me impressionou foi que, com a mesma intensidade com que criticava os humanos, ele amava e defendia os animais. Isso nos sensibiliza,claro! Os homens se defendem, mas os pobrezinhos...

      Excluir
  2. Obrigada Neiva por nos trazer um pouco de Cony com um texto tão poético. Descobri algo em comum nossa admiração por ele.

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Elenice! Mas acho que nossos pontos de similitude vão além da admiração por Cony. O que acho ótimo. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amanhã...um dia... gostaria de ser lembrada como o Carlos Heitor Cony "... e sempre presente ausente", e é com humildade que reconheço que não tenho tal dimensão. A sua obra, como bem dizes resistirá ao tempo e à sua ausência física.Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Há diversas formas de lembranças. Pessoas há que se marcam pela arte, outras pelos grandes feitos e outras ainda pela comunhão de ideias ou afinidades, o que as tornam especiais para nós. Estas são uma presença constante, independente de tempo e distância. Conhece alguém assim? Eu conheço...

    ResponderExcluir
  6. Cony é inesquecível. Obrigada por seu texto que reúne, com muita sensibilidade, todas as qualidades do escritor e do ser humano. Ele relatara, em algum momento, que terminou de escrever um de seus livros durante a agonia de Mila para permanecer junto dela... sua crônica fez-me lembrar de tamanho amor. Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Anna, por me ler e por suas palavras, sempre permeadas de carinho. E, se não estou equivocada, foi você quem me enviou a crônica de Cony sobre a perda de Mila. Me encantei pela crônica, falamos sobre ela, e a crônica ficou em alguma gavetinha de minha memória, sempre ligada a você. Um beijo agradecido.

    ResponderExcluir