O Brasil tem jeito


Sim, é verdade. Felizmente começamos a visualizar uma pequena luz no meio das trevas em que foi lançado o país, pelos últimos governantes populistas e agora já podemos pensar: sim, o Brasil tem jeito.

Temos um novo Presidente da República que soube elevar as cores verde e amarela da nossa bandeira no evento da ONU, neste último encontro, falando ao mundo com um Português impecável, escorreito mesmo, bem diferente daquele de seus antecessores. E discorreu sobre as novas perspectivas, e o novo formato de governo para o Brasil, buscando demonstrar seriedade e competência em sua postura e, assim, atrair novos investimentos que certamente impulsionarão a nossa economia e, com ela, gradualmente, a retomada da criação de empregos e serviços. E consequentemente o retorno à tranquilidade das famílias que vêm amargando os seus dias diante da impossibilidade de equacionar suas despesas e receitas porque estas, as receitas, têm de ser divididas com aqueles familiares que há muito não sabem mais o que é um hollerith no final do mês.

Temos uma operação saneadora na área jurídica, a Lava Jato, que não se intimida diante de poderosos e, apesar das reclamações dos que têm contas a ajustar com a Justiça e da hipócrita indignação de seus advogados, segue impávida na busca de provas e de conexões entre os fatos por meio das delações dos envolvidos e da rota dos desvios do dinheiro que nos foi escandalosamente surrupiado por aqueles que se diziam os mais bem intencionados, “os puros”, para livrar o país da ganância da elite burguesa.

Entre esses poderosos, nomes de “intocáveis’ como o de Palocci, por exemplo (braço direito de Lula, depois de José Dirceu), hoje estão na boca do povo que começa a acreditar em justiça ao se recordar da triste história de Francenildo, o jovem que perdeu o emprego de caseiro, foi desmoralizado e rejeitado como profissional apenas porque ousou confessar que o Todo Poderoso Palocci, à época, frequentava a casa onde o rapaz trabalhava para a orquestração de lobbys e encontros com garotas de programa.

Como vingança, alegando que ele estava a serviço da oposição, seu sigilo bancário e sua vida foram expostos na tentativa de comprometer a sua reputação, o que não conseguiram, como se o bandido dessa história fosse ele, Francenildo, e não o político famoso que promovia toda sorte de crimes, ou os tão propalados “crimes de colarinho branco”, e que ordenara a ação bancária inescrupulosa, segundo os comentários da mídia nessa ocasião. Francenildo pagou muito caro por falar a verdade, teve a sua vida e o seu futuro pulverizados, ao contrário de Palocci que saiu ileso do crime cometido contra ele porque o Supremo, “por falta de provas”, ou sei lá por que razão, o considerou inocente.

Agora tudo mudou. E mudou para melhor. Com a nova Presidente do Supremo Tribunal Federal, a Ministra Cármen Lúcia, que já disse a que veio, e os jovens promotores e juízes de Curitiba, que não se intimidam diante de ‘figurões”, as provas da conduta nada ilibada do ex-ministro de Lula e Dilma, por todos estes anos, estão sendo recolhidas, analisadas e colocadas em xeque diante da imensa fortuna amealhada pelo político em tão poucos anos de atividade. Uma pequena amostra já veio à tona, mas muitas outras estão prestes a emergir porque o seu envolvimento com outros crimes praticados em conluio com a turma do PT, em especial os empréstimos fraudulentos do BNDES, para Cuba e África, e as milionárias consultorias do “especialista,” terão de ser melhor explicadas e comprovadas. Por isso foi decretada a sua prisão temporária, sendo o Sr. Palocci conduzido pela Polícia Federal a Curitiba para prestar depoimentos e talvez de lá não volte tão cedo. Que assim seja. É o que esperam todos os francenildos deste país.

4 comentários:

  1. Boas colocações,a"limpeza" está em progresso, mas o otimismo ainda está longe, pois muitos continuam intocáveis, em todos os partidos, inclusive o Temer. Sua fachada de bom moço não convence. Será que algum dia poderemos acreditar novamente nos governantes?

    ResponderExcluir
  2. No momento, Clara, para o bem de todos nós, prefiro dar apoio a ele, pois acho que só assim teremos uma chance de nos livrarmos do caos em que nos mergulharam. Depois, será o que Deus (ou o outro) quiser(em).
    Bjs e obrigada pelo carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sim, também acredito que o Brasil tem jeito.
    O brasileiro mostra ser um povo, que se adapta, reinventa e cresce com os erros e acertos e com o seu "jeitinho" está demonstrando como é ser um povo pacífico (sem lutas armadas) e fazer democracia.
    Além das vertentes/dimensões, acima citadas, acredito que a educação e cultura são dois pilares mestres que impulsionam o desenvolvimento deste Brasil.
    Nos meus 40 anos, de Brasil, nunca vi tanta escola/colégio, faculdade tradicional fechar ou não ter as turmas lotadas. Hoje, todos nós sentimos, no nosso dia a dia, o quanto estamos abrindo mão de viver, com plenitude. Apoio as mudanças e invisto em dias melhores e no futuro do Brasil, que tem um mercado interno, que lhe permite viver economicamente, sem ser tão afetado pelas crises internacionais.

    ResponderExcluir
  4. Muito grata pelo seu olhar crítico e aprofundado sobre os problemas que abalaram a estrutura de nosso país, Graça. Mas a reconstrução está a caminho e as primeiras vitórias no Congresso, sobre a PEC 241, confirmam essa possibilidade e nos oferecem algum alento.
    Seus comentários são muito valiosos para mim. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir