O Vendedor de Minhocas

Há alguns meses, em sala de aula, propus aos meus alunos de Comunicação redigir um texto sobre um animal de estimação. O resultado foi ótimo. Alguns se envolveram e produziram textos muito interessantes. Um deles, denominado “A minha gata Amarela”, me conquistou e eu o coloquei aqui em meu blog. Na última semana, após a leitura de um texto cuja temática eram os sonhos, pedi que elaborassem uma crônica, ou algo assim, sobre a angústia, mas que contivesse leveza. Um aluno, Guili, do curso de Publicidade nos surpreendeu revelando a sua competência ficcional com o texto a seguir. E ele vale a leitura.


O Vendedor de Minhocas


Quem será o próximo a entrar neste ônibus que passa veloz... e cheio de pernas? Ao meu lado, um homem de idade, com a postura curvada, mas ainda assim alto. Sua aparência não era das melhores e a camisa branca extremamente larga o deixava ainda mais peculiar. Segurava firmemente uma bolsa térmica amarelada como se ela contivesse uma vida inteira em seu interior. E nem sequer balançava nas curvas, enraizado que estava entre o degrau e o assento preferencial.

Em meus pensamentos não parava de fantasiar sobre o que tinha dentro da bolsa, podia ter apenas uma carne para um churrasco ou até mesmo um coração que acabara de adquirir no mercado negro. Mas, sem dúvida a ideia mais plausível de todas era a que dentro da bolsa havia minhocas. Sim, em pé, ao meu lado, havia um vendedor de minhocas. Entretanto, como uma resposta abre espaço para outras perguntas quis saber para quem iria vendê-las e, além disso, quem usa minhocas em plena cidade de São Paulo? Minha mente explodiu de hipóteses...

De repente, o ônibus para e o homem desce certamente rumo a seu próximo cliente, feito um mascate. Minha angústia não foi ter deixado de perguntar pelo conteúdo da sacola, mas sim saber que o Vendedor de Minhocas sequer reparou que ele fora o tema de minha viagem.

Guili Waitzberg

Por que não voto em Marina?


Por que não voto em Marina Silva? É simples. Não acredito em duendes. Não acredito em milagres, e não acredito em incompetentes. Marina é incompetente para administrar um país, em especial o nosso, com todos os problemas que o seu partido de verdade(que não é o PSB), de coração mesmo, o PT, nos deixou após 12 anos de devastação nos cofres públicos e em suas estatais. Petrobrás e Eletrobrás comprovam isso.

Marina é Lula em outra roupagem, é a sua cópia xérox. Veio de uma camada pobre da população e apoia-se nesse requisito, tal como Lula, para pedir votos aos eleitores como se isso bastasse para alguém se alçar ao posto de estadista e representar todas as camadas da população na busca de soluções para os graves problemas que hoje se apresentam como um enorme desafio mesmo às mentes mais brilhantes do país, entre as quais ela não está inserida.

As suas limitações estão à vista de quem quer vê-las. Basta observar os seus avanços e recuos diante das reações que as suas palavras provocam, pelo medo de perder o apoio e/ou os votos de um grupo e de outro, o que a leva a usar a tática petista de: não ter lido o texto, não ter sido compreendida, ou não saber bem isto ou aquilo. A estratégia é a mesma e a linha de ataque de sua campanha também já se alinhou ao nível da petista oficial, a Dilmona. Ambas se digladiam frente às câmeras com agressões verbais, marca exclusiva do Partido dos Trabalhadores, aqueles que magicamente enriquecem sem nunca precisar trabalhar.

Bem diferente, porém, é o candidato Aécio Neves, do partido oposto, o PSDB. Aécio mantém a mesma postura digna de sua candidatura a outras eleições, que sempre venceu com grande número de votos, sem precisar baixar o nível de sua fala em relação a seus oponentes. É, sem dúvida, o melhor candidato porque melhor preparado que os demais, incluindo aí Marina e Dilma. Sua biografia é exemplar, revelando experiência na vida pública pelos diversos cargos que ocupou sem ser figura contínua nos noticiários por improbidade administrativa ou rumorosos escândalos como os que acompanhamos na gestão do Sr. Lula e Da. Dilma.

Por isso, votarei em Aécio.

Chega de PT! Chega de Lula e Dilma! Chega de engodo e ideologia barata! Precisamos de um estadista de verdade que atue com planejamento, que veja os problemas da nação como um todo e se volte para o mercado, para as Relações Internacionais de forma efetiva e global, vendo nos Estados Unidos um parceiro de peso e não um inimigo. E utilize o dinheiro aqui arrecadado pelos impostos em investimentos no nosso país e não em Cuba, Venezuela, Bolívia e outros e outros dos hermanos.

Por isso não votarei em Marina. Porque ela é mais do mesmo. Ela é cria do Lula e do PT, e de ambos quero distância. Marina é apenas mais uma “companheira”, pois assim se refere aos que a apoiam, utilizando a nomenclatura que aprendeu nas mesmas cartilhas de ideologia soviética que tão “bem” orientaram as ações maléficas do PT para desestabilizar as pessoas de bem deste país e o próprio país, que hoje está desvalido economicamente e desacreditado eticamente.

Não. Não votarei em Marina! Sonho com um país melhor e mais digno. Por isso, votarei em Aécio Neves, o mais competente, e ponto final.